Notícias

AlfaCitrus é destaque em rastreabilidade, qualidade e segurança alimentar

.get_the_title().

A AlfaCitrus, empresa que oferece soluções de citros para consumidores e para o varejo, acaba de receber importante premiação da PariPassu, referência em Gestão Agrícola, Rastreabilidade, Recall e Gestão da Qualidade.

A empresa, sediada em Engenheiro Coelho, ficou em primeiro lugar entre as companhias de citrus no ranking Index PariPassu, que indica a qualificação dos produtores e distribuidores de FLV (frutas, legumes e verduras).

De acordo com Giampaolo Buso, Diretor Comercial da PariPassu, a AlfaCitrus tem trabalhado com muito foco na evolução dos processos internos. “A AlfaCitrus tem controles estruturados, monitoramento dos resíduos químicos e fluxo de informação
muito bem planejado para atender as demandas legais, contábeis e de gestão do negócio”.

Critérios do ranking – Buso explica que a PariPassu começou a trabalhar na estruturação do conceito do ranking em julho de 2018 e, em seguida, a empresa iniciou a análise do banco de dados.

O Diretor Comercial da PariPassu destaca que o Index é composto de três variáveis. São elas: a) Segurança do Alimento (número de amostras próprias e de terceiros, conformidade do produto e conformidade da substância, isto é, princípio ativo); b) Rastreabilidade (número de supermercados que está sendo enviado o produto rastreado) e c) Qualidade (avaliação do produto pela inspeção de qualidade dos supermercados).

Rastreabilidade na AlfaCitrus – Há 10 anos, a AlfaCitrus começou a investir em rastreabilidade. “Naquela época, esse conceito era utilizado por pouquíssimas empresas do agronegócio. Com o objetivo de atender as necessidades de alguns varejistas, implementamos tecnologias capazes de fornecer informações sobre o caminho percorrido pelas frutas”, lembra Emílio Favero, diretor da AlfaCitrus.

Nos anos seguintes, a AlfaCitrus ampliou o investimento em rastreabilidade, que hoje é utilizada em 100% dos produtos comercializados pela empresa. “Através de uma solução, fazemos a gestão do packing house, controlando a produção e o destino de todos os lotes de frutas. Temos condições de informar para qual cliente foram enviadas determinadas frutas e também saber, a partir de um código de rastreabilidade informado nas caixas e pacotes, de qual fazenda elas vieram. Isso é importante no caso de haver um recall ou de algum problema que seja encontrado na fruta”, explica o diretor da AlfaCitrus.

Favero acrescenta que, utilizando soluções em tecnologia da informação, a AlfaCitrus coleta todas as informações do manejo das frutas, o que possibilita a empresa ter acesso a dados sobre colheitas e tratamentos realizados, contribuindo para que o consumidor tenha frutas de ótima qualidade.

x
Apae faz nova visita a AlfaCitrus

Preencha o formulário abaixo para liberar o download