Notícias

10 tendências de laranja e tangerina para os próximos anos

.get_the_title().

10 tendências de laranja e tangerina para os próximos anos

O mercado de citros, em especial os segmentos de laranja e de tangerina, está passando por profundas inovações. Mas, quais serão as tendências para os próximos anos?

Emilio Favero, sócio e diretor comercial da AlfaCitrus, uma das cinco maiores beneficiadoras de laranjas e tangerinas do Brasil, e César Graf, diretor da Citrograf, único viveiro comercial do Brasil com Certificação Internacional de Qualidade em conformidade com a NBR ISO 9001, que comercializa borbulhas, mudas, plantas, porta-enxertos e sementes, apresentam a seguir dez pontos que merecerão a atenção dos produtores e consumidores de laranjas e tangerinas. Confira:

1. Mancha marrom de alternaria
Existem variedades de tangerinas de excelente qualidade que são suscetíveis a uma doença chamada mancha marrom de alternaria. A Murcott é um exemplo. Ela precisa de várias pulverizações de fungicidas durante o ano para se tornar uma fruta de qualidade, em termos de casca e apresentação. Isso tem um custo muito alto para o produtor. Uma fruta parecida com a Murcott, mas com alta resistência a mancha marrom de alternaria, terá grande aceitação no Brasil. Algumas variedades já estão sendo testadas.

2. Colheita
Os produtores também irão buscar variedades com diferentes épocas de colheita, principalmente em relação à tangerina, que tem pico entre março e outubro. Nos meses seguintes, é difícil encontrar este produto.

3. Variedades 
Cada vez mais, os consumidores brasileiros terão acesso a variadas opções de laranjas. Muito comuns nos Estados Unidos, a laranja sanguínea (de cor vermelha e suco vermelho) e a laranja cara a cara (interior vermelho e suco laranja) deverão ter mais destaque no Brasil.

4. Sem sementes
Embora a Ponkan e a Murcott tenham protagonismo no Brasil para consumo in natura, outras variedades de tangerina, principalmente as sem sementes, devem desembarcar no Brasil nos próximos anos.

5. Orgânico 
Práticas que contribuem para a produção orgânica deverão ser cada vez mais adotadas pelos produtores, uma vez que os consumidores estão mais exigentes em reação a este aspecto.

6. Na mesma embalagem
Recentemente, no evento PMA Fresh Summit, nos Estados Unidos, foi apresentada uma embalagem com três tipos diferentes de limão: o rosa, o verde e o siciliano. Esta interessante novidade pode, em breve, ser utilizada no Brasil para a venda de laranja e tangerina.

7. Ambiente infantil
Neste mesmo evento, várias empresas apresentaram propagandas de frutas, com apelos infantis. O Brasil deverá, ano a ano, incorporar mais esta prática, destacando os benefícios de laranjas e tangerinas.

8. Rastreabilidade 
Um dos grandes desafios dos produtores rurais será comunicar de forma assertiva a rastreabilidade de laranja e tangerina, compartilhando informações que realmente agreguem valor ao consumidor final.

9. Rendimento industrial 
A tendência é que as indústrias de suco de laranja optem por comprar frutas precoces com qualidade de fruta tardia. A boa coloração, a ótima qualidade e o alto teor de brix contribuirão para um elevado rendimento industrial.

10. Sabor, variedade e valor  
A alta produtividade e as colheitas em diferentes épocas do ano poderão contribuir para o consumidor ter novas opções de sabor, de qualidade e de valor nutricional.

x
Apae faz nova visita a AlfaCitrus

    Preencha o formulário abaixo para liberar o download